Panetone Diet Com Frutas Cristalizadas

5 (100%) 3 votes

Você é daquele tipo de pessoa que é fã de panetone? Que tal você mesmo preparar o seu panetone diet com futas cristalizadas, com o seu toque especial, sem recorrer aos que são fabricados por indústrias. Eu particularmente prefiro os panetones tradicionais porque acho que tem mais gosto de natal. Mas você pode alterar a receita adaptando com o seu gosto.

Uma das vantagens de fazer seu próprio panetone é adaptar conforme sua necessidade, onde as comidas de Natal e Ano Novo são calóricas, e as vezes ter pessoas diabéticas, nos faz repensar a forma de cozinhar um panetone diet, sem muitas calorias é a uma pedido preferido.

Veja também:

<Sonho com geleia de morango>

<Panqueca fit de morango>

As receitas saudáveis, Cheesecake Diet de laranja

Calorias por porção: 225

Tempo de preparo: 25 min. (mais 1h45 para a massa crescer e mais 25 min. de forno)

Rendimento: 8 unidades

RECEITA DE PANETONE

INGREDIENTES

  • 1/2 xíc. (chá) de leite condensado light
  • 1 tablete de fermento biológico
  • 1 col. (sopa) de açúcar
  • 2 xíc. (chá) de farinha de trigo
  • 1 pitada de sal
  • 4 col. (sopa) de azeite de oliva
  • 1 ovo
  • 1 col. (chá) de essência de panetone
  • 6 col. (sopa) de adoçante culinário em pó
  • 100 g de frutas cristalizadas
  • 2 col. (sopa) de geleia light de framboesa

MODO DE FAZER

  1. Misture em uma panela o leite com o fermento e o açúcar. Junte 4 colheres (sopa) de farinha de trigo e sal. Cubra e deixe crescer por 30 minutos em local aquecido.
  2. Junte o azeite de oliva (reserve 3 colheres das de chá), o ovo e a essência de panetone. Aos poucos, acrescente o restante da farinha de trigo e o adoçante. Sove a massa em uma superfície enfarinhada por 10 minutos. Volte para uma tigela, cubra com filme plástico e deixe a massa crescer por 45 minutos.
  3. Incorpore as frutas cristalizadas na massa e misture grosseiramente. Distribua em 8 assadeiras com formato de pequenos panetones (capacidade para 100 ml), untadas com o azeite de oliva reservado. Deixe a massa crescer por mais 30 minutos.
  4. Leve ao forno preaquecido em temperatura média (180°C) por 25 minutos ou até os panetones dourarem. Retire do forno.
  5. Desenforme os panetones, arrume nos pratos e sirva com a geleia light de framboesa.

Dicas de receitas diets

1.Troque os alimentos gordurosos por aqueles com teor reduzido de gordura no preparo de suas receitas. Por exemplo: substitua a margarina comum (36 cal. em 1 colher da de café) por margarina light (18 cal. em 1 colher da café); leite integral (152 cal. em 1 copo) por desnatado (90 cal. em 1 copo) e queijo minas (93 cal. em 1 fatia) por cottage (21 cal. em 1 fatias).

2. Panetone light? Troque 150 g de margarina normal por 5 col. (sopa) de margarina por 1 lata de creme de leite light; 4 ovos e 3 gemas por 5 ovos; 1250 g de farinha de trigo por 1 kg; 2 xíc. de leite integral por 1 de desnatado; 10 col. de açúcar por 7 de adoçante. Em vez de 300 calorias, a fatia fica com apenas 180 calorias.

3. A rabanada é campeã em calorias. Pão, ovos, leite, açúcar e óleo (para fritar) resultam numa combinação explosiva – três fatias finas possuem 360 cal.! Prepare com leite desnatado, diminua a quantidade de ovos, substitua o açúcar pela versão light e asse em vez de fritar. Nas trocas, as mesmas fatias somam 125 calorias.

4. No pavê de cereja 100 g contêm 400 calorias. Usando ingredientes light você reduz 40 cal. por porção.

5. Nos recheios prefira, com moderação, os doces simples – de abóbora, banana, maçã – que somam 46 cal. por colher (sopa). Recheios à base de creme de leite pode deixar uma torta musse de chocolate, por exemplo, com até 338 calorias!

Espero que tenham gostado das dicas e da Receita.

Fique a vontade também para deixar seu comentário.

Beijos

moniquemelo

Formada em Marketing e em Engenharia de Produção.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *